top of page

Depoimentos.

Depoimentos de alunos das turmas do Curso Introdutório e Especialização e participantes das vivências da SOGEP. 

Depoimentos dos profissionais ministrantes das vivências e cursos da SOGEP.

Esp. Nilton Inácio do Nascimento sobre o sociodrama - Planejar e dirigir o Sociodrama: Feminino e Masculino - o encontro das diferenças, foi extremamente rico para mim, uma vez que venho estudando este tema. Quando o Dr Silvamir Alves e a Dra Cristiane Carvalho me fizeram o convite para dirigir um sociodrama na SOGEP, dando início à temporada de atividades vivenciais e científicas da SOGEP, e me pediram um tema, meus olhos se fixaram no livro que eu estava lendo: Feminino & Masculino - Uma nova consciência para o encontro das diferenças, da Rose Marie Muraro e do Leonardo Boff (Rio de Janeiro: Record, 2010). Então pensei, porque não? Mas tarde enviei um email para eles indicando o tema do sociodrama.
> Portanto, a fonte inicial para o planejamento do sociodrama foi este livro. Mas o principal objetivo do sociodrama era que o grupo pudesse compartilhar suas vivências pessoais relativo ao Feminino e ao Masculino e, a partir daí, por meio da ação sociodramática (ou seja, uma ação em que o foco é o grupo e não um indivíduo em particular) se expressar e buscar respostas novas para uma mudança de paradigma nas relações de gênero.

 

Como referência bibliográfica posso indicar o livro já citado acima e mais:
> - Moreno, Jacob Levi. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama, São Paulo: Mestre Jou, 1974;
> - Marra, Marlene Magnabosco; Fleury, Heloisa Junqueira (Orgs.). Sociodrama - um método, diferentes procedimentos;
> - Cuschnir, Luiz. Homens sem Máscaras - paixões e segredos dos homens, São Paulo: Campus, Rio de Janeiro, 2002;
> - ____________. Como Mulheres Poderosas se Tornam Mulheres Conquistadoras. São Paulo: Planeta, 2012;
> - Gray, John. Homens são de Marte, Mulheres são de Venus. Rio de Janeiro: Rocco, 1997

"

"

Acredito que o Introdutório é uma experiência gratificante tanto para quem tem interesse no psicodrama como apara aquelas pessoas que queiram compreender o que é o Psicodrama e como é trabalhado isso. Para minha pessoa foi mais uma certeza de que é esse o caminho, de que essa é a forma que

vejo o homem e é assim que quero trabalhar seja qual for o meu paciente.

Camila Cândida, aluna da especialização sobre o Introdutório.

"

"

O curso introdutório foi muito bom para eu ter uma noção do que seria trabalhado na especialização. Atendeu muito minhas expectativas e o indico para todas as pessoas que queiram conhecer um pouco do Psicodrama. A partir do introdutório pude confirmar minha opção pela especialização.

"

"

João Paulo Maschio, Conselheiro Terapêutico do TJ GO e aluno da especialização sobre o Introdutório.

O  introdutório me propiciou uma visão mais clara a respeito das bases do psicodrama enquanto aspectos históricos, epistemológicos e técnicos estabelecendo uma base para a especialização. Pessoalmente classifico como um processo fundamental para a formação do psicodramatista uma vez que o curso de graduação nem sempre oferece ao aluno o primeiro contato com esta abordagem. Fiquei bastante satisfeita e indico a todos que tem interesse em conhecer e se especializar na área sócio educacional ou da saúde dando ferramentas diferenciadas para tais profissionais. 

"

"

Thaísa Nogueira, estudante de Psicologia sobre o Introdutório.

Esp. Nilton Inácio do Nascimento

sobre o Sociodrama Masculino e Feminino: Encontro das diferenças. 

​Ministrado no dia 22/03/13.

email para contato: niltonnascimentopsi@gmail.com

bottom of page