top of page

A História do Psicodrama em Goiás.

A história do Psicodrama em Goiás inicia-se no fim dos anos 1970, quando, em 1977, Durben Glória Camargo de Santana chega de São Paulo. Na capital paulista, ele realizou sua residência no Hospital dos Servidores e teve contato com Miguel Peres Navarro, além de fazer psicoterapia com José Fonseca Filho.

Durben não chegou a se formar em Psicodrama, mas realizou atividades práticas (psicodrama púbico na Universidade Católica de Goiás) e conseguiu montar um grupo de estudos com Elzi Nascimento e alguns alunos de Medicina (Alfredo Giovannantonio e Paulo Maurício de Oliveira).
Em 1978, Geraldo Francisco do Amaral chega a Goiânia com formação em Psicodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Ele tem contato com Elzi, Durben, Alfredo e Paulo, que o convidam para participar de reuniões na Clínica de Repouso de Goiânia. O objetivo do grupo era constituir um curso de formação em Psicodrama no Estado.
Durante o I Congresso Brasileiro de Psicodrama, em Serra Negra, Geraldo faz contato com Luiz Antônio de Paiva, também recém formado em Psicodrama pela Associação Brasiliense de Psicodrama (ABP), com Maria Rita D’Angelo Seixas. Concordaram em juntar forças para montar um grupo de formação em Psicodrama em Goiânia.
Finalmente, Geraldo consegue, junto a Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), por meio do Presidente Içami Tiba, licença para que Luiz Antônio e ele montassem grupos de terapia de alunos em formação, desde que contassem com um Supervisor credenciado pela FEBRAP. Eles se juntam com Nathan, Eliane e outras pessoas de Brasília e contratam Victor R.C.S. Dias, que passa a vir mensalmente para Goiânia dar supervisão (durante um ano e meio). Miguel Peres Navarro também veio para ser terapeuta de alunos e Supervisor - contribuiu com a SOGEP por longos anos.
A Sociedade Goiana de Psicodrama (SOGEP) foi fundada em 13 de julho de 1978, como uma sociedade civil sem fins lucrativos, com eleição direta de dois em dois anos. Geraldo F. do Amaral foi o primeiro presidente e Luiz Antônio de Paiva o segundo, tendo Geraldo como vice. Eles se credenciaram oficialmente como terapeutas de alunos e professores supervisores no Congresso Brasileiro de Psicodrama de Canela, em 1980.
A mudança de Luiz Antônio de Paiva para Brasília abriu uma crise na instituição e ele e Geraldo renunciaram aos cargos. Após isso Alfredo, Célia Ferreira , Vannúzia e Paulo Maurício assumem a direção da instituição. Refeita da crise, a SOGEP foi mantida sempre funcionando e com turmas anuais. Passou, ao longo de sua história, por outras pequenas crises, mas nada muito preocupante, já que a vida mora no conflito.
Após a gestão de José Carlos Landini na FEBRAP a Diretoria veio para a SOGEP, onde Geraldo F. do Amaral foi o presidente na gestão de 1985/1986. Nessa época, a diretoria da FEBRAP enfrentou a discussão sobre o Psicodrama Socioeducacional e o “poder” de Dalmiro M. Bustos.
A SOGEP realizou dois Congressos Brasileiros de Psicodrama, um em 1986 e outro em 1996.

A SOGEP é à única federada a ministrar formação em Psicodrama. Não há outra instituição criada em todo o estado de Goiás na área. Portanto, Administrar a SOGEP não é algo simples. O trabalho exige dedicação de todos os departamentos. Atualmente, a SOGEP é presidida pela Psicóloga e Psicodramatista Didata Supervisora Purificación Martin A. Miceli, eleita três vezes consecutivamente.
Desde 2001, a SOGEP tem seu curso de Psicodrama, foco Psicoterápico, reconhecido pelo MEC. Em 2002 a SOGEP adquiriu a sua sede própria. Mantém o instituto de Psicodrama(IP) que realiza atendimento a população a valores mais acessíveis , firmou convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), projeto Saudavelmente e com o Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL, para atendimento grupal para a comunidade universitária e profissionais da saúde respectivamente. Realiza, o curso de Introdução ao Psicodrama, a Jornada Goiana de Psicodrama, palestras, minicursos, sociodrama etc.). Já realizou várias intervenções, utilizando o método sociodramático, em órgãos da prefeitura de Goiânia e do Estado de Goiás. A SOGEP conta, nesse momento, com duas turmas de formação em Psicodrama, foco Psicoterápico.
A SOGEP caracteriza-se como o retrato do movimento psicoterapêutico psicodramático que deu certo e persiste ainda hoje competentemente, sempre em crescimento.

​
bottom of page